Essências

ACÁCIA-NEGRA - Acácia mearnsii

A essência dessa flor fornece força e proteção para transmutarmos carma familiar, adquirido de geração após geração. Transforma os padrões negativos mentais e emocionais (em especial as culpas) que adquirimos na linhagem ancestral. Quando "queimamos", esses padrões em desequilíbrio, libertamos a nós mesmos, nossos ancestrais e nossos descendentes, porque cortamos os ciclos repetitivos que se refletiriam na linhagem descendente.

AGUAPÉ - Eichhornia azurea

Serenidade, concentração e autodomínio nos períodos de transição e nas mudanças de faixa vibratória da nossa consciência. Quando saímos de uma realidade escura para a luz.
Quando descobrimos nossa dimensão espiritual e ficamos confusos, perdidos na aparência ilusória de dois mundos ou duas realidades diferentes, nossa tendência é desistir e nos sentir fracassados. Nos auxilia integrar e nos movimentar de forma harmônica entre as duas dimensões.
Útil no tratameto de drogados, fumantes, alcoolistas e depressões profundas, quando o indivíduo percebe que terá de se esforçar para fazer sua passagem para outro estágio. Nas recaídas a planos inferiores de consciência confere força, determinação e lucidez para retomar o caminho.
Auxilia indivíduos que vivem numa vida degradante a descobrir novos valores e não reincidir nos vícios do passado
.

AMOR-PERFEITO - Viola tricolor

Nome científico: Viola tricolor
Nome comum: Amor Perfeito
Família botânica: Violáceas
Virtude: Entrega, fusão, integração emocional e sexual, alegria, satisfação emocional
Estado Negativo: Isolamento, tristeza, solidão, vazio.

Para o indivíduo que vive em estado de solidão, tristeza, amargura e sentimento de fracasso afetivo. O aprendizado dessa pessoa é perceber que o amor está em todas as relações sob diferentes formas de manifestações e expressões. Cada relação é perfeita em si mesma e cabe a cada pessoa saber escolher a relação que pode nutrir suas necessidades. Há um tempo e um espaço em nossa vida para cada relação.

Esses indivíduos vivem sós, parecendo confortáveis com sua solidão, mas intimamente buscam integração afetiva com outro ser. Às vezes, mesmo com um parceiro(a) não conseguem sentir-se integrados e emocionalmente satisfeitos. São mentalmente inflexíveis, desconfiados e arredios à intimidade emocional. Em geral este padrão é gerado por dor e decepção diante de perda significativa de parceiro com quem teve experiência amorosa profunda. Este apego ao referencial antigo do amor infantiliza e incapacita afetivamente a pessoa.

A essência dessa flor ajuda a transformar o sentimento de solidão em alegria, entrega e confiança.

ARROZ - Oryza sativa

Nome científico: Oryza sativa
Nome comum: Arroz
Família botânica: Gramíneas
Virtude: nutrir, zelar e cuidar das necessidades do coletivo.
Estado Negativo: falta de cuidado e interesse pelo bem-comum.

A essência nutre e sustenta o alicerce do corpo e da personalidade para que o indivíduo bem fortalecido possa integrar e fortalecer o grupo.

Desenvolve o senso de compromisso e cooperação grupal; sentido de sociedade responsável em torno de objetivos comuns. Retira o sentimento de isolamento e falta de contato com o grupo.

Para indivíduos excessivamente centrados em seus próprios objetivos, em detrimento dos interesses do grupo. Desenvolve a capacidade empática e o interesse em ajudar nas causas coletivas.

BABOSA - Aloe vera

A essência age nos sentimentos profundos de traição. É indicada em qualquer situação onde houve rompimento de tecidos ou órgãos físicos e energéticos, sendo portanto uma essênca cicatrizante tanto física quanto energética. Auxilia o indivíduo naqueles momentos em que se sente traído pela vida, reagindo com sentimento de medo, frustração e incapacidade de enfrentar a vida como ela é. A Babosa imprime confiança, renovação, vigor e aceitação.

BEGÔNIA - Begônia sp

Família: Begoniáceas
A essência imprime alegria, jovialidade, sensualidade. Trabalha o arquétipo da donzela sonhadora à espera do príncipe encantado. Naquela personalidade confusa, indecisa, insegura, tímida, passiva, desatenta e sonhadora. Desconhece a força do feminino e do masculino dentro de si. É a Bela Adormecida que ao acordar descobre a força de integração do masculino e do feminino em si mesma. Ambos aspectos precisam vibrar na mesma sintonia internamente.

A força do feminino: suavidade, clareza, perseverança, paciência, receptividade.

A força do masculino: impulso para a ação, objetividade, segurança, tenacidade.

Essa essência é útil nas crises de adolescência; distúrbios de sexualidade (exacerbada ou diminuída). Nos traumas sexuais, transmuta a sexualidade violenta na sensualidade amorosa e integrada com o sexo oposto. Nas dificuldades sexuais conjugais, quando o casal tem medo da entrega e a fusão (física, mental, emocional e espiritual) com o parceiro.

Na terceira idade auxilia o homem e a mulher a vivenciar a sexualidade com sensualidade madura e equilibrada.

BERGAMOTA - Citrus reticulata

Para estados emocionais e mentais presos a lembranças e emoções do passado, como por exemplo, nostalgia, mágoas, ressentimentos e tristeza gerados por experiências vividas anteriormente. Auxilia o indivíduo a reorientar sua percepção para o momento presente, transformando as lembranças negativas e integrando os aspectos positivos das experiências vividas. Possibilita que a vida presente seja retomada e reorientada para o futuro.

BOUGAINVILLEA BRANCA - Bougainvillea glabra - (cor branca)

Nos mantém ligados ao Pai Celeste como um cordão umbilical que vai de nosso coração a Ele, nos remetendo ao plano de alegria, paz e confiança.

BOUGAINVILLEA PÚRPURA - Bougainvillea glabra - (cor púrpura)

Atua na tristeza, amargura, melancolia e ressentimentos antigos.

BUQUÊ DE LANTANAS - Lantana camara (colorida e amarela), Lantana montevidensis (lilás)

Essência composta por Lantana camara (cores: colorida e amarela) e Lantana montevidensis (lilás) Auxilia a resolução de conflitos grupais.

BUQUÊ DO CRESCIMENTO

Essência composta por: Erva-mate, Hortelã-pimenta, Pakyta, Bougainvillea Púrpura, Rosa Branca e Vassourinha. Essência indicada para excepcionais, ou adultos que tenham atraso em alguma área de seu desenvolvimento.

CALÊNDULA - Calendula officinalis

Remoe a raiva e vai de um extremo ao outro. É a pessoa que está sempre destruindo ao seu redor. Sua fúria violenta destrói através da palavra e do pensamento (emitem pensamentos destrutivos em relação a outras pessoas e/ou costumam ter seus aparelhos elétricos estragados frequentemente. Oscila entre a extrema passividade e a extrema agressividade. Constantemente testa os demais para certificar-se se é bem quisto ou não. Quando sente-se querido assume conduta passiva; quando não, explode agressivamente. "Ou bem me querem ou me rejeitam".
O núcleo emocional é o sentimento de rejeição, frente ao qual o indivíduo reage com extrema violência. Não integra amor e rejeição.
Quando sente-se rejeitado abandona pessoas e situações repentinamente. Não reconsidera e não reconstrói laços. Reprime seu sentimento de amor para não se expor a novo risco de rejeição. Essa planta é vulgarmente conhecida como Mal-me-quer Bem-me-quer. Nasce em terrenos baldios, solos esgotados e/ou queimados.

CAMOMILA - Matricaria chamomilla

No nível psíquico, mantém ativo o arquétipo da mãe protetora e amorosa, para que a criança comece a sua caminhada sentindo-se segura e amparada. Quando reconectamos a certeza de que não estamos sós, vemos com clareza e com fé o caminho para o qual encarnamos. Nos adultos que na infância tiveram prejudicado este vínculo de confiança básica, a essência retece o contato com a mãe interna positiva.
Restaura a confiança no feminino, através da receptividade e tranqüilidade, trazendo ao plexo cardíaco a sensação de segurança e abundância de amor materno.

CANA-DA-ÍNDIA - Canna indica

Família: Cannaceae
Resgata a alegria, inocência e espontaneidade da criança interior.
É a essência para o indivíduo de visão estreita, sonhador, ingênuo e romântico, que se deixa facilmente enganar, por medo de enfrentar a realidade como ela é. Tem medo de reagir com força e firmeza e perder seus entes queridos. Sofre quando percebe que a vida e as pessoas não são como gostaria. Para defender-se da dor encapsula-se em véus que impedem uma visão translúcida da vida, das pessoas e de si mesmo.
Essa pessoa geralmente é acometida por depressão, desmaios, sonolência, ansiedade e fobias, quando se vê frente a situações que lhe desagradam e decepcionam.
O núcleo dessas desarmonias é a não-aceitação da vida, das pessoas e de si mesmo. Perceber os aspectos negativos de si e dos demais poderiam causar-lhe profunda decepção.

CARQUEJA - Baccharis sp

Família: Asteráceas
Para quem teme tomar decisões, pela dificuldade de sair do funcionamento esquemático, metódico e ritualístico. "O certinho", "o correto". Essas pessoas têm dificuldade de lidar com o imprevisto, mudanças, e são intolerantes com os demais.
A essência promove a capacidade de vislumbrar diferentes direções e possibilidades, rompendo com o esquematismo mental e comportamental.
Geralmente estas personalidades desenvolvem esses traços, devido ao medo e desamparo na infância, oriundos da ausência de vínculo positivo materno e paterno. Para sentir-se segura e apoiada, a criança monta uma estrutura rígida mental que dirige e orienta sua vida, de forma a saber sempre o que deve fazer.
As florzinhas se inserem no caule apontando para diferentes direções. Isso imprime no indivíduo a flexibilidade na percepção e no comportamento, abrindo um leque de novas possibilidades na maneira de pensar e agir, com aceitação, receptividade e confiança nas inúmeras opções que a vida oferece.

CHAMINÉ

Essência vibracional do fenômeno geobiológico denominado Chaminé. Segundo Allan Lopes Pires (www.geobiologia.com.br), quem identificou esse fenômeno foi o pesquisador Gil Tyson, em 1983. São cilindros de energia viva, que possuem uma base calcada profundamente na terra e a outra estendida em direção ao céu. As Chaminés foram classificadas como respiradouros energéticos da Terra. São percebidas através de um fluxo ascendente e descendente, saindo e penetrando no solo.
A essência promove equilíbrio naqueles indivíduos que tem uma ciclagem de emoções, pensamentos e comportamentos. Geralmente oscilam entre dois extremos emocionais – tristeza/alegria; euforia/depressão; ação/passividade; determinação/desistência. Uma ciclagem que pode acontecer em segundos, minutos, dias ou períodos do ano. São estados emocionais ou mentais presentes, p. ex., nos transtornos de humor do período pré-menstrual, transtornos de humor bipolar, ciclotimia, estados profundos de depressão e/ou mania.
A essência pode ser utilizada, com uma ótima resposta sempre que o estado emocional ou mental estiver predominantemente numa polaridade, mesmo que ao se perceba movimento cíclico.

CHEIROSA - Hyptes

Família: Labiadas
Trabalha as personalidades que vibram nos arquétipos: "prostituta" x "santa": a personalidade extremamente sedutora, vaidosa, falante ou extremamente simples, despojada e silênciosa. A essência trabalha o sentimento de solidão ativo nas duas personalidades. Ou ela se enfeita e brilha para atrair ou permanece no claustro sem conseguir se aproximar. Ambas sofrem uma solidão da qual não conseguem se libertar. Numa, a solidão e baixa auto-estima ficam na sombra, prevalecendo o brilho e o poder de sedução no comportamento, e na outra o desejo de brilhar e se aproximar vive na sombra e o indivíduo sente-se incapaz de superar por baixa auto-estima.
Nos dois aspectos as relações estabelecidas são superficiais. Não há uma genuína intimidade e entrega, devido a um padrão arraigado de solidão que oferece segurança. Há um medo do indivíduo perder sua individualidade nas relações.
A essência auxilia a pessoa a integrar-se consigo mesma e com o outro. Desenvolve a capacidade de sociabilidade.

CHUVA-DE-OURO - Oncidium sp

Família: Orchidaceae Auxilia-nos em situações que dávamos por perdidas. Transmuta o sentimento de impotência, fracasso e desespero em equilíbrio, criatividade, sabedoria e alegria. Para pessoas que costumam dar-se por vencidas e fracassadas sem experimentar outros ângulos da situação e o sentido da experiência que está vivendo. Deixa-se levar pelo desalento, desejo de abandonar tudo a meio caminho, quando as coisas não resultam como desejava. Desistem facilmente frente a dificuldades e contrariedades. Essa essência coloca-nos em contato com a abundância, através da criatividade, sabedoria e alegria. É uma essência útil também naqueles períodos de perdas materiais e emocionais, quando estamos experimentando sentimento de escassez na nossa vida. Essa essência é melhor aproveitada, quando trabalhado o tema de culpa (com Jurubeba e Fruto da Jurubeba) e padrões repetitivos de perdas na linhagem familiar (com Erva-de-bugre e Acácia-negra).

CITRONELA - Citronella paniculata

Desenvolve o senso de individualidade, respeito por si, pelo outro; pelo que é seu e do outro. Incrementa o senso de espaço individual.
Indicada tanto para indivíduos excessivamente centrados em si (pessoa que só considera a si mesma, rejeita os demais, indisponível para o outro), como também para aquele que vive centrado nos demais ao seu redor, de forma invasiva. É útil para crianças, adolescentes ou adultos que têm um comportamento invasivo e pegajoso; geralmente abusam de espaços e objetos dos que os cercam.
Essência útil em aromatizadores ambientais, em salas de aula, grupo familiar e de trabalho. Também tem uma ação de proteção espiritual.

CORTICEIRA - Erythrina crista-galli

Família: Fabáceas
Para personalidades suscetíveis a influências externas - "Maria vai com as outras". Pessoas que não sabem manter suas idéias e opiniões. São também vulneráveis a influências energéticas, absorvendo miasmas emocionais e espirituais do ambiente em que se encontram.
É uma essência útil para indivíduos em processo de recuperação de drogadição, para não sofrerem a influência do grupo usuário.
Auxilia também crianças e adolescentes, filhos de pais agressivos e autoritários, a integrarem melhor sua personalidade e fazerem suas escolhas respeitando sua individualidade. É útil nas etapas de mudanças de rumo na nossa vida pessoal e profissional, para manter nossas escolhas e convicções, mesmo sob pressão daqueles que nos cercam.
Essa essência pode ser utilizada por terapeutas e trabalhadores espirituais, pois nos fornece impermeabilidade emocional, mental e espiritual.
Observa-se um trabalho muito profundo dessa essência na resolução de vínculos que se estabelecem por co-dependência física, emocional e espiritual. Pode ser utililizada por via oral ou aspersão no ambiente.

DÁLIA - Dahlia sp

Família: Asteráceas
Ajuda-nos a ver a vida e a nós mesmos sob nova perspectiva, trazendo à luz a percepção sombria que temos a nosso próprio respeito.
Facilita a lembrança dos sonhos, geralmente de forma bastante clara e colorida. No nível caracteriológico, age nos indivíduos sonhadores que não conseguem concretizar seus desejos, pois vivem no mundo das idéias. Vivem dissociados do mundo físico, sonhando com o mundo ideal.
É útil para adolescentes e pessoas depressivas que buscam abrigo e aconchego no mundo arquetípico dos sonhos.
No outro extremo, ajuda os indivíduos que vêem a vida de forma dura e concreta, sem conseguir vislumbrar uma nova perspectiva de pensar e se movimentar em sua existência. Ajuda-os a se distanciarem da vida concreta e enxergar novos ângulos e perspectivas. Retira a consciência focalizada no corpo, possibilitando uma visão panorâmica, mais ampla, feliz e prazeirosa a respeito de si e da vida.

DIAMANTE

A essência do Diamante está sendo adicionada em todas as essências do Sistema Florais do Sul (veja nos rótulos de soluções-estoque, com o novo logotipo, na composição do produto, à direita do rótulo). Potencializa a ação de outras essências, além de promover a mudança de padrões psíquicos estruturais que necessitam ser transformados.
Serve para ancorar a luz na estrutura psíquica, para que o indivíduo perceba seus potenciais e possa fazer escolhas conscientes a respeito dos aspectos do seu ser a serem desenvolvidos. É uma essência útil em todos os períodos de mudança e de começo de novos ciclos, inclusive os ciclos vitais, como gestação, nascimento, etapas naturais do desenvolvimento humano e morte, propiciando transições com consciência, clareza, força e determinação.

ERVA-CIDREIRA - Melissa officinalis

Família: Labiadas
Para o indivíduo que não aceita sua vida terrena e busca desesperadamente fugir para outras dimensões. Sente-se conflituado e jogado entre dois mundos: o material e o astral.
Podem ter uma aparência franzina e/ou desvitalizada; experimentam medos vagos, medo do sobrenatural, angústia, palpitações e maus pressentimentos, comunicação com os espíritos. O conflito inconsciente é o sentimento de culpa e o medo de ser destruído. São frequentemente acometidos por quadros de obsessão espiritual, acarretando uma perda de energia vital; depressão; ansiedade; insônia; pesadelos e terror noturno.
Esses indivíduos também podem desenvolver problemas gastro-intestinais, desmaios, dificuldades de memória e concentração, problemas circulatórios.
A essência restaura a segurança interior e a coragem para enfrentar os desafios no seu caminho na Terra.
Também indicada para crianças com transtornos de sono, tais como: sono agitado; pesadelos; terror noturno, sono durante o dia e insônia à noite.

ERVA-DE-BUGRE - Casearia silvestris

Age nos pensamentos repetitivos e/ou comportamentos obsessivo-compulsivos. No aspecto caracteriológico age nos indivíduos que se identificaram ao longo da vida com uma maneira cristalizada de se comportar e reagir frente à vida, não conseguindo flexibilizar sua conduta na diversidade de situações que se apresentam durante sua existência. Ex.: o salvador, a vítima, o dono da verdade, o fracassado, o bode expiatório, etc.

ERVA-DOCE - Pimpinella Anisum

Família: Umbelíferas
Virtude: serenidade, tranquilidade e integração aquí e agora.
Auxilia a alma encarnante a se separar da memória de seus mundos anteriores. Afugenta os obsessores de vidas passadas para que essa alma se integre em sua nova existência.
A alma ao sair do mundo suprafísico e entrar no mundo físico passa por um período de “adormecimento” e esquecimento de suas etapas anteriores. A Erva-doce auxilia o acordar para a nova etapa com sentimento de segurança e integração com a nova vida. Quando o esquecimento da etapa anterior e acordar na nova existência não acontece de forma harmônica, a alma vive estados de medo, angústia e confusão. Isto pode se dar quando o útero não é acolhedor e/ou quando o impacto de traumas passados (vidas) é muito forte. Os sintomas do bebê são diversos: choro desesperado, cólicas excessivas, terror noturno, gases, prisão de ventre, náuseas e vômitos.
No adulto isso vai se manifestar em constante apreensão, paranóia, sentimento de estar sendo perseguido, gases, problemas estomacais, renais, intestinais, respiratórios.

ERVA-MATE - Ilex paraguariensis

Atua no sistema nervoso, refazendo as sinapses e desintoxicando o mesmo para melhor receber a vibração das flores subseqüentes. Ela equilibra o funcionamento entre os dois hemisférios cerebrais. Na prática clínica, também observou-se sua ação em problemas digestivos, constipação intestinal, labirintite. Quando tomada diretamente da essência-estoque, age no cansaço físico e fadiga mental. Porém, o grande trabalho da Erva-mate é realizar um trabalho arqueológico no indivíduo, colocando-o frente a frente ao seu núcleo primordial de desequilíbrios. Esta ação observa-se quando a pessoa já está tomando há meses a essência. (Segundo Gurudas, o floral da Erva-mate tem uma grande indicação em todas as doenças mentais e também no Mal de Alzheimer.)

FÓRMULA BÁSICA

Essência composta por:Erva-mate, Bougainvillea Púrpura, Lírio Amarelo, Lírio branco, Bougainvillea branca, Tulipas brancas e roxas. Essa essência restaura o equilíbrio da consciência. Serve como base de qualquer tratamento.

FÓRMULA DE COMPREENSÃO E LINGUAGEM

Esta fórmula amplia a capacidade de percepção sensorial, cognitiva e a capacidade de expressão. Indicada para crianças e adultos com dificuldades nessas funções. Incrementa o processo de aprendizagem. A essênica também é útil nos processos grupais onde há dificuldade entre os indivíduos de perceber e compreender uma ao outro. Auxilia também o terapeuta para perceber seu cliente com mais profundidade, compreendendo as transformações mais sutis, que por vezes passam despercebidas ou são analisadas de forma superficial.

FÓRMULA DE SOCORRO

É a fórmula para as situações de crise e emergência. É importante assinalar que essa essência age como equilibrador somente durante a situação de crise. Passado este período, ela funciona como catalisador de conteúdos do inconsciente.

FRUTO DA JURUBEBA - Solanum paniculatum

Desperta o curador interno. Indicada na depressão fisica, mental e emocional. Coadjuvante em todos os tratamentos onde há baixa do sistema imunológico.

FUMO - Nicociana tabacum

Ajuda o indivíduo que se expõe excessivamente a riscos de vida física e emocional. Tem excessiva ganância e pressa de sucesso, sem medir limites e conseqüências. Teme a aniquilação moral, buscando provar a si e aos outros o seu valor, de forma desmedida e destemida, atraindo para si aniquilação física e/ou emocional.

A essência recupera no indivíduo o verdadeiro conceito de coragem, limite, valor pessoal e responsabilidade consigo mesmo. Recupera a capacidade de sintonizar o próprio ritmo com o ritmo cósmico, retomando seu crescimento e transformação sem destruir a si mesmo.

O núcleo inconsciente que modula essa personalidade é o sentimento de culpa, que o indivíduo tenta desesperadamente reparar, no menor período de tempo possível, se atirando compulsivamente em situações perigosas (esportes arriscados, tabagismo, drogadição, compulsão à comida, riscos financeiros, relacionamentos destrutivos), onde o indivíduo testa o máximo de seu limite.

FUMO-BRAVO - Solanum mauriciatrum

Indicado para indivíduos com rigidez afetiva, dificuldade de contato e comunicação com o mundo ao redor; dissociação no pensamento; desconfiança em suas relações, excessiva introversão. Utilizada, portanto, nas depressão endógenas, transtorno bipolar e psicoses. É útil no tratamento das compulsões (drogas, álcool, comida, compras etc.) quando a origem for depressão.

GIRASSOL - Helianthus annus

Trabalha os conflitos com a figura paterna, geralmente decorrentes da ausência e indiferença afetiva do pai. Ajuda o indivíduo a conectar de forma equilibrada o seu poder pessoal, com clareza do propósito, honestidade, humildade. O estado negativo trabalhado por esta flor manifesta-se, comumente, nos indivíduos submissos, facilmente manipuláveis; ou nos indivíduos autoritários, prepotentes, sedutores e manipuladores. Essa essência é útil para o tratamento das compulsões a drogas, álcool, comida, compras, etc., quando a origem é a carência em relação à figura paterna. Geralmente sentida pelo indivíduo, como ansiedade e insatisfação geral.

GUANXUMA - Sida rhombifolia

Essa essência trabalha o arquétipo da gata borralheira: o indivíduo com baixa auto-estima; indiferença e menosprezo por si mesmo. A essência age como um depurador físico, mental e emocional, limpando a carga negativa que o indivíduo tem em relação a si mesmo. Ao retirar esse "lixo interno", soltando os antigos padrões, uma nova força do inconsciente transmigra para o consciente, tomando forma e direção. Essa essência é útil, também, na situação em que nos sentimos confusos frente a decisões e direções a serem tomadas. Pode ser útil ao terapeuta quando o quadro que o cliente traz no início do tratamento e por vezes, durante o mesmo, é confuso. A essência da Guanxuma pinça que é o mais importante a ser trabalhado, dando uma direção clara ao trabalho.

HELICÔNIA - Heliconia velloziana

Nome científico: Heliconia velloziana
Nome comum: Helicônia, Bananeira do Brejo
Família botânica: Heliconiáceas
Virtude: segurança, direcionamento, pertencimento, responsabilidade e consciência do seu papel na linhagem familiar.
Estado negativo: desamparo, falta de nutrição afetiva, falta de direcionamento, sensação de não pertencimento, falta de ancoramento.
Trabalha a estrutura de cada geração – gesta, estrutura, ampara, equilibra as linhas geracionais. Uma geração é o berço da outra – gera, cuida, nutre e direciona. Dá ao indivíduo sentido de pertencimento e a consciência de ser um elo, desde sua raiz até seu destino maior. Cria a consciência de responsabilidade pela cura da geração anterior, sua ancestralidade, e a responsabilidade de melhorar-se como pessoa para gerar a linha de descendência de forma mais saudável e consciente.

Recomenda-se seu uso durante a gestação e infância até 7 anos; na adolescência auxilia o sentido de pertencer a um grupo e o despertar da consciência vocacional; no adulto é indicada em períodos de mudança profissional e mudanças drásticas no direcionamento de vida ou na perda da consciência de propósito de vida.

HORTELÃ-PIMENTA - Menta spicata

Atua nos processos de lentidão física, mental e emocional. Desperta a força da vida no indivíduo que se recusa a crescer.

JACINTO - Hyacinthus orientalis

Nome científico: Hyacinthus orientalis
Nome comum: Jacinto
Família botânica: Hyacintaceae
Virtude: aceitação, compreensão e acolhimento pela diferença do outro.
Estado Negativo: menosvalia, aversão e desprezo pelo outro, preconceito, maledicência.

Abre o coração para a compreensão e aceitação daquele que é diferente. Ajuda-nos a reconhecer uns aos outros como iguais, irmãos de jornada, com amor, aceitação, compreensão e acolhimento. A flor do Jacinto é uma rede que acolhe e ancora aqueles que nos parecem aversivamente diferentes em sua manifestação.

É indicada para trabalhar conflitos grupais (conjugais, familiares, escolares, profissionais e sociais) onde há rechaço e combate pelas diferenças individuais e tentativas de dominar o outro com intuito de torná-lo igual aos outros.

JURUBEBA - Solanum paniculatum

Auxilia a resolução de culpas reencarnatórias.

LANCETA - Solidago chilensis meyen

A essência age naquelas situações em que há perdas materiais, desalento e falta de perspectiva; quando tudo parece perdido e estamos desanimados, com vontade de abandonar o propósito no meio do caminho.
Ajuda aqueles indivíduos que costumam começam as coisas e não terminam; desanimam e abandonam seus projetos e iniciativas por falta de auto-confiança ou por estarem investindo energia em algo que não é sua missão.
A essência também age na polaridade oposta, quando o indivíduo insiste obstinadamente numa situação repetitiva da qual deve se afastar, ou num objetivo que não lhe traz satisfação e realização.

LAVANDULA - Lavandula dentata

Família: Labiadas
Virtude: certeza, firmeza, objetividade, complemento de processos (flexa), clareza de pensamentos e intenções, segurança, competência.
Auxilia na prresença de sentimento de incompetência, insegurança, falta de vontade e autoconfiança, falta de determinação; sobrecarga mental.
Imprime: “Eu posso, eu quero”, transcendência de obstáculos.
Atua nos rins, suprarenal, circulação, cérebro).
Traz o elemento masculino na terceira idade. Idade do lobo. Com a diminuição dos hormônios masculinos, o homem vai buscar o contraponto feminino para resgatar em si o masculino “perdido”. Retorna tentando resgatar a virilidade e não a masculinidade amadurecida que se dá com o sentir aflorado, a partir da perda da força sexual.

LÍRIO AMARELO - Hemerocallis

Dissolve os pensamentos negativos e excesso de racionalidade, despertando a intuição.

LÍRIO BRANCO - Lilium longiflorum

Auxilia a compreensão e elaboração do próprio carma. Sinaliza nossa responsabilidade conosco e com tudo o que está ao nosso redor.

LÓTUS - Nymphaea sp.

Família: Ninfeaceae
ESTAR E ENTREGAR-SE!
PACIÊNCIA E CONFIANÇA PARA SUPORTAR AS PASSAGENS.
É a essência de profundas transformações espirituais. Ministrar junto ao Musgo e Aguapé nas doenças terminais e nas situações de desencarne.
Ensina-nos a aguardar em Deus com o coração e a mente contemplativos, aceitando os ritmos e permitindo as passagens. É o coração (como a flor) que se entrega aberto à Luz.
A essência equilibra estados de mediunidade, clarividência e clariaudiência.
ESTAR, como a flor aberta, que se abre e entrega ao mundo seu esplendor amoroso e compassivo.
É a flor que nos coloca em contato com nossas intuições e inspirações artísticas e espirituais, através das quais a alma desabrocha e oferece ao mundo sua Luz e seu Amor.
É a flor que nos ajuda a assumirmos nossa identidade espiritual. Limpa-nos da sombra escura e nos permite expressar ao mundo nosso verdadeiro Eu e nossa missão na Terra.
É a flor que nos ajuda a resgatar nosso senso de valor pessoal. De pararmos de provar nosso valor por caminhos tortuosos. É o bálsamo que cura nossa ferida de abandono original (sentimento de ser rejeitado e esquecido por Deus; não ser merecedor e buscar compulsivamente uma forma de ser querido e amado, através de comportamentos e atitudes destrutivos).
A flor nos ensina viver em Paz, viver no Amor e na Compaixão. Ter compaixão por si mesmo e acolher a si mesmo como se acolhe um filho amado, querido e desejado. Respeitar seu próprio corpo e sua alma, proporcionando-se experiências positivas e construtivas. Estar consigo mesmo de forma acolhedora e prazeirosa. E esperar em cada ação o melhor de si e da vida.

MANJERICÃO - Ocimum basilicum

Família: Labiadas
Princípio de direção, organização e objetividade.
A flor auxilia a organizar, priorizar e delegar.
É útil às pessoas assoberbadas, sobrecarregadas que facilmente perdem-se de seu objetivo principal, esgotando-se em excesso de afazeres e obrigações.
A flor resgata a capacidade de organizar-se e centrar-se na experiência e não no resultado.
Tem ação catártica e anestésica em sobrecargas emocionais, impedindo que o indivíduo entre em colapso. É como se desligasse a consciência, dando um intervalo de tempo, para que a alma se reorganize.
Regula os excessos, desde os físicos aos espirituais.
Útil nas intoxicações físicas, emocionais, mentais e espirituais. Protetor ambiental contra ataques energéticos, inveja e magia.
Os sintomas que nos indicam a utilização da essência são: esgotamento físico e mental, insônia, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, falta de memória e dificuldade de articular a palavra e o pensamento. Útil em cremes e óleos de massagem.

MARCELA - Achyrocline satureoides

A Marcela possibilita o acesso à sabedoria interior, permitindo uma visão transcendente dos obstáculos e obstruções, ajudando o indivíduo reconhecer, confiar e reverenciar sua sabedoria e força interior.

MARICÁ - Mimosa bimucronata

Família: Mimosaceae
Movimenta as energias estagnadas do primeiro ao sétimo chacra. Limpa e desintoxica estagnações físicas, mentais, emocionais e espirituais.
Imprime otimismo, jovialidade, alegria, mobilidade e confiança na vida, no futuro e no movimento cósmico.
A essência transmuta crenças negativas limitadoras da ação, tais como: “não vai dar certo, nem vale a pena tentar”; “é difícil, está tudo difícil, com essa crise não vale a pena arriscar”.
A essência proporciona a ação com alegria, desprendimento, confiança e menos esforço.
É útil em grupo familiar e grupo de trabalho que não se desenvolvem. Indicada para qualquer situação que necessite MOVIMENTO E HIGIENIZAÇÃO da energia.
É indicada também para pessoas que vivem em função da própria doença (física, emocional, mental ou espiritual); para doentes crônicos ou terminais, que não acreditam mais na cura ou foram diagnosticados como tais.
É útil em gripes, resfriados, problemas pulmonares, renais, intestinais, fungos, parasitoses, apatia, depressão.
Além do uso por via oral, a essência também pode ser aspergida no lar, trabalho, hospitais, consultórios e instituições onde as energias paralisam com facilidade. Também pode ser adicionada à agua de limpeza para armários, chão e roupas (colocar de 5 a 10 gotas da solução-estoque no balde e máquina de lavar).

MUSGO - Sphagnum

Atua nos estados petrificados, quando não conseguimos fazer nossa passagem de uma etapa para outra. É indicada também para indivíduos com uma consciênca estreita, indiferentes a si e aos outros; petrificado em seus sentimentos e pensamentos, e sem perspectiva de evolução e transformação de si mesmo e de sua vida.

PAINEIRA - Chorisia speciosa

A essência imprime força para a luta contra as trevas. A planta trabalha com a freqüência vibratória de Nossa Senhora, com a força necessária na linha de frente, na batalha entre treva e luz. O combate não é feito pela medida de forças opostas, mas sim pela força de atração para a luz da transformação e redenção. Os espinhos da árvore simbolizam o escudo protetor. Quando o oponente espiritual se aproxima é lançado fora do campo energético da luz, e a dor é sua oportunidade de escolha de redenção. É a oportunidade de dar adeus à antiga e longínqua escuridão do egoísmo e dominação motivada pelo prazer da dominação. Os estados emocionais trabalhados pela essência são: ressentimento, inveja, amargura, angustia e confusão causados por pressão de influência maligna espiritual. Também age nos sentimentos de abandono e desvalia. Vivências que são experimentadas durante o nascimento ou por ocasião da geração da individualidade. Este momento é vivido por muitas consciências como abandono por parte de Deus. Muitos a partir daí, engrossam as falanges do mal, com o intuito de vingar -se de Deus pelo abandono original. No aspecto físico, a essência age em problemas circulatórios, doenças degenerativas do sistema nervoso e locomotor, artrite, artrose, osteoporose, câncer.

PAKYTA - Pachystachys lutea

Conecta o anjo da infância, atuando como escudo protetor. Isola a criança dos aspectos hostis do ambiente e bloqueadores de seu crescimento.

PASSAGENS

Fórmula Composta: Erva-mate, Bougainvillea Púrpura, Babosa, Maricá, Musgo, Água Corrente, Vassourinha, Lótus, Tarumã, Diamante, Bergamota
Virtude: Desapego e flexibilidade frente a mudanças.
Estado Negativo: Rigidez e apego a situações do passado e presente.

Para os momentos de mudança e transição, trabalha o desapego e aceitação da impermanência. Ex.: gestação; nascimento; mudança de escola, profissão, local de trabalho; doenças terminais; separação, morte etc.

A essência é indicada sempre onde há dificuldade de transitar de uma situação de vida para novos momentos, sejam eles planejados ou imprevisíveis. Em geral esta dificuldade se manifesta através de estados de ansiedade, angústia, depressão, insônia, sintomas de memória ou doenças físicas. Na presença de sintomas de muito impacto emocional, sugere-se fazer uma diluição com Passagens e Fórmula do Socorro.

PÊSSEGO - Prunus persica

Promove ternura, alegria, suavidade e clareza em nossos contatos e relações. Suaviza e aconchega a alma, acalentando o coração de suas dores e lutas. Traz calor à nossa alma nos momentos difíceis e nos nossos relacionamentos. Nas situações de conflito grupal, a essência possibilita que nossa comunicação verbal seja clara, firme e dócil em relação ao outro, mesmo naqueles temas difíceis e conflituosos que vinham sendo rechaçados

ROSA AMARELA - Rosa spp

Essência indicada em situações de separação onde estão presentes os sentimentos de abandono, traição e rejeição. Transmuta a confusão mental ocasionada no momento do trauma, em compreensão e aceitação, despertando a consciência para novas possibilidades de realização emocional. Trabalha clareza emocional e mental. Elucida estados de ambivalência, indecisão e confusão. A Rosa Amarela nos traz a informação do feminino plenamente realizado.

ROSA BRANCA - Rosa spinosíssima

Trabalha o arquétipo de Nossa Senhora: aceitação e desapego espiritual. Faz a transcendência do amor possessivo para o amor universal.

ROSA LILÁS - Rosa spp

Essência indicada em situações de choque emocional, pavor, medo de morte e violência advindos de situações coletivas trágicas e catastróficas (transtorno de estresse pós-traumático). Desperta o sentimento humanitário, solidariedade, empatia, aceitação e compreensão. Útil no socorro de vítimas de eventos trágicos e catastróficos, e aos socorristas. Usar associada à Vassourinha e Erva-de-bugre quando há memória recorrente da situação traumática.

ROSA ROSA - Rosa spp

A Rosa Rosa nos ensina que tudo está no lugar certo e no momento certo. Promove a capacidade da espera compassiva, respeitando os ritmos da vida. A vida é uma mosaico de encaixe perfeito, onde todos se encontram no momento e lugar corretos para despertar seus melhores potenciais. A cada um cabe uma lição diferente em uma mesma situação. A essência desenvolve a compaixão pelo momento do outro sem que descuidemos do nosso próprio momento e nossas próprias posições; confere consciência da espera compassiva, sem submissão e desconforto, mas com ação tranqüila e sábia, orientando decisões equilibradas e coerentes.

ROSA VERMELHA - Rosa spp

Trabalha o arquétipo de Jesus Cristo na cruz: entrega e abnegação. Auxilia nos estados de profunda revolta e desespero.

SALVIA - Salvia officinalis

Família: Labiadas
Virtude: regeneração moral, discernimento, contemplação, sabedoria.
Ação justa e correta.
Cura o sentimento de indignação, mágoa por injustiça, traição, vingança, ódio, retaliação. Útil para os embates contra o mal, injustiças e corrupção de valores espirituais e sociais.
Ação justa advinda da contemplação cautelosa e madura, através do tempo.
Atributos da Héstia – a senhora do tempo e da contemplação.
Retira as influências malévolas que impedem a visão clara e a ação justa e correta.
Impede ações e reações impulsivas que podem ferir as leis espirituais de amor e compaixão.
Para aqueles que agem impulsivamente sem avaliar as conseqüências da ação, ou para os indecisos que não conseguem avaliar prós e contras na situação em que se encontram.
Favorece uma atitude de distanciamento contemplativo para melhor avaliar a situação em questão.

SEMPREVIVA - Helichrysum bracteatum

Auxilia nos estados de esgotamento físico e mental, após períodos de excessivo esforço. Ajuda o indivíduo a criar "raízes" para melhor sustentar o novo ciclo que se inicia com, segurança, firmeza e confiança.

TANCHAGEM - Plantago australis

Para personalidades hipersensíveis, que percebem as coisas ao seu redor de forma hiperdimensionada, reagindo de forma exagerada e muitas vezes inadequada às situações. O núcleo emocional desse comportamento é o medo de enfrentamento, pois o indivíduo percebe-se inferior e incapaz. Sente-se infantil e imaturo para tal enfrentamento. Isso leva-o a esquivar-se de compromissos e assumir posturas adultas. Geralmente essas pessoas vivenciaram muito medo frente a figura de autoridade, paterna ou materna, durante infância e adolescência.
Esse medo de enfrentamento pode modular-se através de problemas respiratórios, digestivos; no aparelho excretor e genital ; infecções nos dentes e gengivas.
É também comum apresentarem dificuldade de falar em público e assumir suas posições pessoais.

TULIPAS BRANCAS E ROXAS - Tulipas

Essa essência favorece os estados de meditação e transcendência, colocando-nos na trilha de nossa missão, com desenvolvido senso ético e moral.

TULIPAS VERMELHAS E AMARELAS - Tulipas

Desperta o amor universal e a criatividade. O trabalho das tulipas em geral é lapidar as virtudes mais sublimes do espírito.

VALERIANA - Valeriana polystachya

Família: Valerianacea
Virtude: Compromisso, seriedade, vinculação consigo e com o outro, objetividade e centramento na meta, útil nas relações afetivas e profissionais.
Desenvolve o senso de compromisso pessoal consigo e com o outro. Para aqueles que não se envolvem com nada e com ninguém intimamente. Desenvolve o senso de responsabilidade e envolvimento pessoal (segura e majestosa em si mesma).
Para o púer e a Perséfone, para aquele que só vive o momento buscando prazeres imediatos para si, desconsiderando o outro.
Ou para aquela pessoa com o afeto endurecido que tem medo de se entregar para não sofrer. É contido em seus afetos e não se deixa conhecer para não ser cativado e “aprisionado”. Esse conflito é vivenciado através de ansiedade, depressão, insônia, problemas de pressão alta (picos), instabilidade emocional, insatisfação.

VASSOURINHA - Eupatorium bleuplerifolium

A essência desobstrui o nosso inconsciente dos traumas, que causam sintomas de desespero, confusão mental, choque emocional ( paralisia e apatia), lembranças repetitivas da situação traumática e medo que ela se repita.
Ajuda o indivíduo que, frente às situações difíceis, fica paralisado e confuso. Essa reação é comum em pessoas que mantém muitas expectativas conscientes e inconscientes em relação aos outros e a si mesma.
A essência transmuta o trauma em compreensão e aceitação.
MRC Farias ME - Rua Cristovão Colombo, 2937 sala 803 - Porto Alegre - RS - Brasil - Fone: (51) 3343.5157 | E-mail: floraisdosul@floraisdosul.com.br
Inscrição Estadual: 096/2615714 | CNPJ: 01.724.198/0001-19

Design Gráfico: Rpd | Design Desenvolvimento: OneWeb